Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PEÇA DE TEATRO: A HISTORIA DE SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS








Narrador:  Santa Terezinha de Lisieux conhecida por Terezinha do menino Jeus,uma das santas mais caracteristicas por sua espiritulaidade.
Terezinha nasceu em Alenneon norte da França no dia 2 de janeiro de 1873. Seus pais quando jove, aspiravam ambos a se consagrarem a Dus na vida religiosa, mais por circunstância não foram aceitas.

( entra a mãe .. aos pés do Senhor reza)

( musica  instrumental)

Mãe: Meu Jesus ,já que não sou digna de ser vossa esposa, mais como mãe abraçarei o estado matrimonial para cumprir a vossa vontade. Perdoai - me porem encarecidamente concender  - me muitos filhos e que sejam consagrados.

Narrador: Daquele casau nasceu 9 filhos. Três  faleceram em tenra idade, todas meninas, tornaram - s religiosas conforme o desejo da mãe. Terezinha ficou órfâ de mãe aos 4 anos de idade e sentiu muito a sua falta. O pai depois da morte da esposa mudou com a familia para Lisieux, onde tinha cunhado cuja a esposa zelava pela educação das filhas.

( entra Terezinha e suas irmãs)

Tio : Esto  muito feliz em recebe  -  los na minha humilde casa.

Pai: Preciso muito do apoio da familia neste momento tão solitario que nos encontramos.

Tia:Não se preocupe . O que estiver no meu alcance, farei o possovel para as meninas se sentirem bem.

Pai: Eu agradeço de coração.

( musica : meu coração  é teu)

Narrador:  Terezinha cresceu num ambiente cheio de amor e de profundamente vivencial, sendo a caçula do lar era chamada pelo pai de minha rainha. As irmãs mais velhas uma após a outra consagram - se a Deus na vida religiosa. Terezinha alimentava uma santa inveja da opção das irmãs desejando quanto antes acompanha - las.

( entra o pai , Terezinha e Paulina)

Terezinha: Papai ostaria de pedir a sua permição para ir até a igreja

Pai: Sim minha rainha. Não demore

Paulina: Não demore Terezinha , preciso de você pra ajuadar na conzinha.

Narrador: Com a idade de 15 anos recebeu do Papa Leão XIII a permição de entar no Carmelo de Lisieuz. 

( musica ; Jony - pra sempre meu senhor te louvarei)

( entra o Papa e Terezinha)

Papa: Terezinha você tem permissão de entrar no Templo Carmelo de Lisieux. Leve para as pessoas a palavras de Deus. Minha filha quando aparecer algum problema não se agite diante dele, sempre surgira um novo caminho. Não se desespere, não dirija ao Senhor com orações agitadas, como se queisesse exigir o cumprimento dos teus desejos. Fecha apenas os olhos e diga com calma: Jeus eu confio em ti.


Terezinha: Agradeço pela confiança.  E tenha  certeza que a maior graça do ser humano  e poder ter na sua vida é de conhecer a Deus e fazer experiência do seu amor.

( Musica : Jony- santa terezinha)

Narrador:  Terezinha viveu no templo Cramelo mais de 8 anos. terezinha estava muito feliz. E no seu momento de feleicidade transbordava a sua face. Numa bela tarde Terezinha comenta com a Irma Karem

( entra Terezinha e Karem)

Terezinha: Irma Karem eu tenho um sonho

Karem: Até imagino, você tem  uma iamginação muito profunda

Terezinha: Pelo amor supremo que tenho a Deus eu gostaria de ser um cavaleiro das cruzadas.

Karem: Não entendi.

Terezinha: Tipo assim: padre ,apostolo, eangelista e muito mais.

Karem: Olhando para você, o seu amor é tão grande que você tem a capacidade de ser tudo isso.


Terezinha: Dizer ao mundo que o amor faz agir os membros da igreja, e que esse mesmo amor viesse atingir  os apostolos para transbordar com muita fé a palavra de Deus.

Karem: Eu entendo que o amor abraça a todos os lugares. Numa simples palavra de conforto vem o amor.

Terezinha: Tá ir Karem, a minha vocação é o amor.

( musica :  ninguem te ama  como eu)

Narrador: Estas palavras poderiam parecer romanticas, se naõ fossem colaboradas pela vida de oração e de sacrificio, de provação de penitencia no dia na existencia de Terezinha como Carmelita. No dia  de abril de 1888 após muitas dificuldades conseguiu  realizar o seu sonho. Santa Terezinha de Jeus  cumrpi com muito fervor e fidelidade os oficios que lhe são confiados.

Terezinha: Meu senhor eu te agradeço de todo o meu coração esta profuda dádiva, que me consode a desfrutar momentos como estes. Sei que a sua bondade é infinita por isso te peço que me ajude sempre a levar aos meus irmãos a sua palavra e amor.

( entra Karem )

Karem: Terezinha não esqueça da festa da santissima trindade.

Terezinha: Eu não esquecerei.

Narrador: No dia 9 de junho de 1895, na festa da Santissima Trindade, oferece - se vitima de holocausto do amor misericordioso de Deus. Em 3 de abril do ano seguinte  na noite entre quinta - feira e a sexta uma primeira manifestação de terbeculose. Tereza não se rebela.

( musica - palavra viva)

Narrador: Santa Terezinha acolhe sua fermidade com a misteriosa visita do esposo divno. Com uma prova de fe mas manter - se firme até o fim, sem jamais  rebela - se a aceitado tudo com muito amor. Chega a dizer que jamais pensou que fosse de capaz de sofrer tanto.

( entra a irma paulina )

Paulina: Terezinha vejo que não estia bem.

Terezinha: Porque te confundes e te agitas dinate dos problemas da vida.

Paulina: Eu entendo  mais deixe que eu cuide de você

( musica : como santa terezinha)

Narrador: Tendo piorado a sua saude em 8 de junho de 1897 comduzia enfermaria de Carmelo. Suas irmãs e as outras monjas anotarm tudo para não perder nenhuma de suas palavras grandes santos que podem ser comparados com as rosas.

Paulina:  não fale muito, você ainda irar fazer muito milagres.

Terezinha: eu prometo que continuarei a minha missão no céu, trabalhando para o bem das almas que confiam em mim. Não deixe de mar o senhor Jeus, de transmitir a sua palvra . Lembre - se que o evangelho pode ser vivido por pequenos pássaros como nós.

Paulina: Saberemos encontrar o melhor modo de segui - lo

( musica : santa terezinha menino jesus)

Karem: Senhor as lágrimas que com tanta abundancia correm dos meus olhos se ne afiguram quais perolas preciosas quisera eu recolher para com seu valor preciso e infinito, resgatr as almas dos pobres pecadores.

Terezinha: Estou partindo,Jeus vossa face é unica beleza que encanta o meu coração ,neste momento na terra a doçura do meu olhar , mais suplica vos , imprime em meu coração a vossa divina imagem,com amor para que um dia os vossos filhos possam contemplar vossa gloria.

(musica : tony- chuva de rosas)

( cai as rosas do céu)

Narrador: Pouco depois com o rosto transfiguardo e iluminado por inexplicavel luz celeste, falecia a santissima Terezinha. Antes de sua morte milagre ao curar a Irma  Virginia. E assim partia para a morada do senhor aquela menina de sorriso bonito e coração bondosa. Santa Terezinha do menino Jesus, ensinou a aceitar os nossos proprios limites. e a sumir a nossa pequenez, sem nos envergonhamos de nossa humanidade.

FIM






sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PEÇA DE TEATRO: A VIDA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS





Personagens:

Narrador
Jesus
Pai
Mãe
Ama
Diabo
Estrela
Sol
Anjo
Mendigo
Francisco de Assis
Lobo
Moradores

Narrador:Francsico nasceu no dia 26 de setembro do ano de 1226. Viveu portanto esse homem apenas 44 anos e  vejamos  quanto o amou e foi capaz de mudar  com o seu amor
puro e humanidade a Deus.  Imaginem alguém que tinha tudo  e que deixou tudo para trás e ficou sem nada. E que ficando sem nada ganhou mais do que antes. O hoemem que deixou tudo por Deus.
Esse homem chama - se Francisco de Assis. Sua mãe  ao saber que esperav um filho ficou cheia de alegria. E se alegrava comtoda a natureza especialmente o sol.

( ENTTRA O SOL)

SOL: Eu sou o sol brilhando, conduzo a terra de noite e de dia, bem firme no ar.Eu faço brilhar. E nela tudo crescerá. Pedras,o homem,os bichos e as floes. Todos recebem o meu calor. Eleve o cálice de seu coração. Ali vou brilhar,brilhar.

( MUSICA DE MAGIIC PANFLUET)

NARRADOR: Amanhece nas ondas do oriente.

MÃE: Estrela da manhã. Bem vinda seja. E tu divino verbo. Não nos deixe viver sem tua luz. Ah! Pedro como estou feliz com a chegada do nosso filho.

PAI: Puro como o ouro  e firme como uma rocha, limpido como o ar. Assim deve ser a sua alma.

MÃE: Querido filho. Pelo o arco - iris colorido, tu descese do céu a terra. Trazido fortes para em homem te tornares. Quando vemos a distancia , o arco - iris resplandece o nosso coração confiante sabe o que nos quer dizer.

NARRADOR : Seu pai Pedro viaja para comprar lindos tecidos  pala a loja. Sua mãe estava em casa quando alguém bate na porta . A sua filha Ama vai atender.

MÃE: Veja quem bate

AMA: o que queres?

MENDIGO: Não quero nada , apenas quero que diga para a sua mãe  que o seu irmão vai nascer forte e fiel a Deus.

( SAI O MENDIGO)

AMA: N ão sei quem era. Mais ele disse que o meu irmãozinho vai ser muito fiel a Deus.

( MUSICA RICHARD CLAYDEMAN - LET IT BE)  ( ENTRA O PAI)

PAI E MÃE: Germinan as plantas na escuridão da terra, rebentamos brotos, pela força do ar madurecemos os frutos, pelo poder do sol ilumina o dia. Assim germina a alma, meu filho no relicario do coração.

NARRADOR: E o tempo passou

( MUSICA DE PADRE ZEZINHO : SIMPLICIMAMENTE) ( ENTRA FRANCISCO CRIANÇA)

FRANCISCO CRIANÇA: Qualquer animalzinho pertece a ti senhor. Pois eles vivem do teu carinho e do teu imenso amor.

NARRADOR: Francisco cresceu e se tornou um jovem rico.

FRANCISCO: Quero cantar ao mundo meu sonhos  de aventura e liberdade.

( ENTRA LUCIFER)

DIABO: Para onde vais? De onde vens?

FRANCISCO: Procuro um rei a quem servir

DIABO: Nesta terra quem manda sou eu

FRANCISCO : Aceita então o serviço meu?

DIABO: Claro

( FALANDO ISSO TOMA FRANCSICO PELO BRAÇO E COMEÇA A ANDAR)

CRUZ: Bem firme estou nesta solidão. Carrego o cristo em sua paixão.

( O DIABO VAI PUXANDO FRANCISCO PELO BRAÇO)

FRANCISCO: Porque da cruz se afastes?

DIABO: Esquece o que viste. Não quero falar. Aquele da cruz me consegue  dominar.

( FRANCSICO PARA E TIRA A MÃO DO OMBRO DE LCIFER)

FRANCISCO: Agora sei que me enganei. E teu já não serei.

( SAI LUCIFER)

FRANCISCO: Muito andei por terras distantes. Procuro um bom senhor a quem servir,mas com hulmidade buscarei a verdade.

NARRADOR: De repente Francisco ouve uma voz de alguém lhe chamando.

JESUS: Francisco


( FRANCISCO SE ASSUSTA)

FRANCSICO: Quem é?

JESUS: O que é melhor? Servir ao servo ou servir ao senhor?

FRANCISCO: Servir ao senhor

JESUS: Então porque Francsico tu tens servido ao servo.

NARRADOR: Naquele momento Francsico ouvia a voz de Jeus. E assim Francisco se ajoelhou e perguntou.

( MUSICA DE VIDA RELUZ: COMO ÉS LINDO)

FRANCSICO: Senhor o que queres que eu faça?

JESUS: Venha  e sirva ao senhor Deus.

FRANCISCO: Sim meu senhor.

NARRADOR: Aquele momento mudou a vida de Francsico para sempre. Ele pensava que tinha tudo,mas sem Deus tudo era nada. E Francisco decidiu seguir a Deus.

(  FRANCSICO SE AJOELHA AOS PÉS DE JESUS) ( MUSICA AS PEGADAS DO MESTRE)

JESUS: Francisco.

FRANCSICO: Sim mestre

JESUS: Vai e restaura a minha igreja. Não vê que ela está em ruinas?

FRANCISCO: Sim mestre levarei a todos a poder do seu amor.

( MUISCA  QUE QERES QUE EU FAÇA)

NARRADOR: Francisco começou a restaurar a igreejinha de São Damião,reconstruindo pedra por pedra. Francsico compreendeu que só Jesus e o caminho a verdade e a vida. Francsico renunciou a fortuna de seu pai e abraçou a vida com Deus.

( MUSICA IGREJINHA SÃO DAMIÃO) ( FRANCISCO VAI ANDANDO E ENTRA O POVO DE TOLDI)

MORADORES:  Francisco , servo  do senhor estamos aqui para ouvir as suas palvras.

MORADORES 2 : Santo de assis nao conseguimos escuta- lo os passarinhos estão muito barulhetos.

FRANCISCO: Minhas irmas aves,deves estar muito agreadecido a Deus que muito vos ama,mas preciso deo vosso silencio para falar de Deus aos homens, vossos irmãos de Toldi como devemos servir.

NARRADOR: Assim as andorinhas silenciram e ficarm quetinhos escutando o santo falar.

FRANCISCO: Como é conhecer  o amor de Deus. Meus irmãos vejam quanta beleza Deus criou.

NARRADOR: Lá vai são Francisco pelo camiho de pés descalços,tão pobrezinho,dormindo a noite junto ao moinho,bebendo água do riberinho. Lá vai são francisco de pé no chão.

( MUSICAO SANTO ANJO) ( ENTRA O ANJO)

ANJO: Francisco para ti a luz irar brilhar. E o caminho iluminar. pririssima luz e etrelas de todas a mais bela. Tu queres abedecer. E também irás atender. Fazendo sempre o melhor humilde servo do senhor.

( MUSICA NO MEU SONHO EU CAMINHAVA) ( ENTRA A ESTRELA)

ESTRELA: Céu e a terra cantando, o novo dia anunciando, que o sol irar chegar para o mundo abraçar.

NARRADOR: Certs vez foi Francsico chamado a cidade de Gubio,pois havia um lobo feroz e assustado a todos e a forma de Francsico era grande sobre os efeitos ao falar com os animais.

FRANCISCO: Por que amado irmão lobo assusta as pessas da cidade?
LOBO: Amado santo! Estou faminto procuro comida e todos jogam pedras por isso corro comedo das pedras.

FRANCISCO: Vamos comigo ate os moradores conversar com as pessoas

( MUSICA IRMAO SOL IRMAO LUA)

FRANCISCO: Povo de Gubio venham todos aqui.

( MORADORES SE APROXIMAM)

FRANCISCO: Querido irmão de Gubio nosso irmão lobo apenas quer comida e olham como ele está fraco. Ajudem  - nos que ele se tornar vosso protetor.

NARRADOR: E assim o lobo amigo era cuidado por todos da cidade, com imenso amor. viveu Francisco orando com fé oferecendo  esperança e amor. Sempre via beleza em todas as coisas e no coração das pessoas. São Francisco ensinou tambem que o amor enobrece nosso ser. Cada gesto atencioso,cada palavra carinhosa fortalece a união entre as pessoas.

( FRANCISCO FICA AJOELHANDO E LEVANTA OS BRAÇOS)

FRANCISCO: Louvado seja meu senhor Com todas as tuas criaturas especialmente senhor o irmão sol que clareia o dia e com sua luz nos ilumina.

(FRANCISCO ABAIXA AS MÃOS E COM APALMA VOLTADA PARA O PUBLICO FAZ UM PEDIDO)

FRANCISCO: O senhyor jesus cristo. Deixa tua meiga luz nos meus olhos repousar. Como as lindas flores que abrem as suas petalas para receber a luz do sol. Deixa o teu calor a tua lz e o seu amor.

( FRANCISCO APERTA AS MÃOS E SAI SANGUE) ( MUSICA  ROSAS DE SANGUE FLORECERAM)

NARRADOR: Foi canonizado pela igreja catolica menos de dois anos após falecer em 1228 e por se apreço a natureza e  mundialmente conhecido como o santo aptono dos animais e do mei ambiente
ninguem é sufuciente perfeito,que não possa aprender com o outro, e ninguém é totalmente destruido de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão.
FIM






segunda-feira, 1 de outubro de 2012

MENSAGEM DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS




O que temer? Nada.
A quem temer? Ninguém.
Por que? Porque aqueles que se unem a Deus obtém três grandes previlégios: onipotência sem poder; embriaguez, sem vinho e vida sem morte.

MENSAGEM DE SANTA TEREZINHA

Compreendi que a Igreja tinha um corpo, composto de diferentes membros, não lhe faltava o membro mais nobre e mais necessário. Compreendi que a Igreja tinha um coração, e que este coração ardia de amor. Compreendi que só o amor fazia os membros da Igreja agirem, que se o amor viesse a se apagar, os Apóstolos não anunciariam mais o Evangelho, os Mártires se recusariam a derramar seu sangue..."