quarta-feira, 10 de outubro de 2012
PEÇA DE TEATRO: A HISTORIA DE SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS
Narrador: Santa Terezinha de Lisieux conhecida por Terezinha do menino Jeus,uma das santas mais caracteristicas por sua espiritulaidade.
Terezinha nasceu em Alenneon norte da França no dia 2 de janeiro de 1873. Seus pais quando jove, aspiravam ambos a se consagrarem a Dus na vida religiosa, mais por circunstância não foram aceitas.
( entra a mãe .. aos pés do Senhor reza)
( musica instrumental)
Mãe: Meu Jesus ,já que não sou digna de ser vossa esposa, mais como mãe abraçarei o estado matrimonial para cumprir a vossa vontade. Perdoai - me porem encarecidamente concender - me muitos filhos e que sejam consagrados.
Narrador: Daquele casau nasceu 9 filhos. Três faleceram em tenra idade, todas meninas, tornaram - s religiosas conforme o desejo da mãe. Terezinha ficou órfâ de mãe aos 4 anos de idade e sentiu muito a sua falta. O pai depois da morte da esposa mudou com a familia para Lisieux, onde tinha cunhado cuja a esposa zelava pela educação das filhas.
( entra Terezinha e suas irmãs)
Tio : Esto muito feliz em recebe - los na minha humilde casa.
Pai: Preciso muito do apoio da familia neste momento tão solitario que nos encontramos.
Tia:Não se preocupe . O que estiver no meu alcance, farei o possovel para as meninas se sentirem bem.
Pai: Eu agradeço de coração.
( musica : meu coração é teu)
Narrador: Terezinha cresceu num ambiente cheio de amor e de profundamente vivencial, sendo a caçula do lar era chamada pelo pai de minha rainha. As irmãs mais velhas uma após a outra consagram - se a Deus na vida religiosa. Terezinha alimentava uma santa inveja da opção das irmãs desejando quanto antes acompanha - las.
( entra o pai , Terezinha e Paulina)
Terezinha: Papai ostaria de pedir a sua permição para ir até a igreja
Pai: Sim minha rainha. Não demore
Paulina: Não demore Terezinha , preciso de você pra ajuadar na conzinha.
Narrador: Com a idade de 15 anos recebeu do Papa Leão XIII a permição de entar no Carmelo de Lisieuz.
( musica ; Jony - pra sempre meu senhor te louvarei)
( entra o Papa e Terezinha)
Papa: Terezinha você tem permissão de entrar no Templo Carmelo de Lisieux. Leve para as pessoas a palavras de Deus. Minha filha quando aparecer algum problema não se agite diante dele, sempre surgira um novo caminho. Não se desespere, não dirija ao Senhor com orações agitadas, como se queisesse exigir o cumprimento dos teus desejos. Fecha apenas os olhos e diga com calma: Jeus eu confio em ti.
Terezinha: Agradeço pela confiança. E tenha certeza que a maior graça do ser humano e poder ter na sua vida é de conhecer a Deus e fazer experiência do seu amor.
( Musica : Jony- santa terezinha)
Narrador: Terezinha viveu no templo Cramelo mais de 8 anos. terezinha estava muito feliz. E no seu momento de feleicidade transbordava a sua face. Numa bela tarde Terezinha comenta com a Irma Karem
( entra Terezinha e Karem)
Terezinha: Irma Karem eu tenho um sonho
Karem: Até imagino, você tem uma iamginação muito profunda
Terezinha: Pelo amor supremo que tenho a Deus eu gostaria de ser um cavaleiro das cruzadas.
Karem: Não entendi.
Terezinha: Tipo assim: padre ,apostolo, eangelista e muito mais.
Karem: Olhando para você, o seu amor é tão grande que você tem a capacidade de ser tudo isso.
Terezinha: Dizer ao mundo que o amor faz agir os membros da igreja, e que esse mesmo amor viesse atingir os apostolos para transbordar com muita fé a palavra de Deus.
Karem: Eu entendo que o amor abraça a todos os lugares. Numa simples palavra de conforto vem o amor.
Terezinha: Tá ir Karem, a minha vocação é o amor.
( musica : ninguem te ama como eu)
Narrador: Estas palavras poderiam parecer romanticas, se naõ fossem colaboradas pela vida de oração e de sacrificio, de provação de penitencia no dia na existencia de Terezinha como Carmelita. No dia de abril de 1888 após muitas dificuldades conseguiu realizar o seu sonho. Santa Terezinha de Jeus cumrpi com muito fervor e fidelidade os oficios que lhe são confiados.
Terezinha: Meu senhor eu te agradeço de todo o meu coração esta profuda dádiva, que me consode a desfrutar momentos como estes. Sei que a sua bondade é infinita por isso te peço que me ajude sempre a levar aos meus irmãos a sua palavra e amor.
( entra Karem )
Karem: Terezinha não esqueça da festa da santissima trindade.
Terezinha: Eu não esquecerei.
Narrador: No dia 9 de junho de 1895, na festa da Santissima Trindade, oferece - se vitima de holocausto do amor misericordioso de Deus. Em 3 de abril do ano seguinte na noite entre quinta - feira e a sexta uma primeira manifestação de terbeculose. Tereza não se rebela.
( musica - palavra viva)
Narrador: Santa Terezinha acolhe sua fermidade com a misteriosa visita do esposo divno. Com uma prova de fe mas manter - se firme até o fim, sem jamais rebela - se a aceitado tudo com muito amor. Chega a dizer que jamais pensou que fosse de capaz de sofrer tanto.
( entra a irma paulina )
Paulina: Terezinha vejo que não estia bem.
Terezinha: Porque te confundes e te agitas dinate dos problemas da vida.
Paulina: Eu entendo mais deixe que eu cuide de você
( musica : como santa terezinha)
Narrador: Tendo piorado a sua saude em 8 de junho de 1897 comduzia enfermaria de Carmelo. Suas irmãs e as outras monjas anotarm tudo para não perder nenhuma de suas palavras grandes santos que podem ser comparados com as rosas.
Paulina: não fale muito, você ainda irar fazer muito milagres.
Terezinha: eu prometo que continuarei a minha missão no céu, trabalhando para o bem das almas que confiam em mim. Não deixe de mar o senhor Jeus, de transmitir a sua palvra . Lembre - se que o evangelho pode ser vivido por pequenos pássaros como nós.
Paulina: Saberemos encontrar o melhor modo de segui - lo
( musica : santa terezinha menino jesus)
Karem: Senhor as lágrimas que com tanta abundancia correm dos meus olhos se ne afiguram quais perolas preciosas quisera eu recolher para com seu valor preciso e infinito, resgatr as almas dos pobres pecadores.
Terezinha: Estou partindo,Jeus vossa face é unica beleza que encanta o meu coração ,neste momento na terra a doçura do meu olhar , mais suplica vos , imprime em meu coração a vossa divina imagem,com amor para que um dia os vossos filhos possam contemplar vossa gloria.
(musica : tony- chuva de rosas)
( cai as rosas do céu)
Narrador: Pouco depois com o rosto transfiguardo e iluminado por inexplicavel luz celeste, falecia a santissima Terezinha. Antes de sua morte milagre ao curar a Irma Virginia. E assim partia para a morada do senhor aquela menina de sorriso bonito e coração bondosa. Santa Terezinha do menino Jesus, ensinou a aceitar os nossos proprios limites. e a sumir a nossa pequenez, sem nos envergonhamos de nossa humanidade.
FIM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário